Acaia Pantanal
“Contribuir para o desenvolvimento humano e social do Pantanal por meio de ações educativas integradas à preservação do bioma”
Nossas Atividades:
-
Escola Jatobazinho e Oficinas Jatobazinho
A Escola Municipal Rural Extensão Jatobazinho, ou Escola Jatobazinho, é uma escola de Ensino Fundamental I, com classes seriadas de 1º a 5º ano. A Escola Jatobazinho é fruto de parceria público-privada com a Prefeitura de Corumbá-MS, fazendo parte da estrutura municipal das Escolas das Águas, vinculada à Escola Municipal Rural Polo Paraguai Mirim.
A Escola Jatobazinho funciona em regime de alternância – proposta implantada nas áreas rurais que mescla períodos em regime de internato na escola com outros em casa.
Conciliou-se o ensino formal desenvolvido pela Escola Jatobazinho com uma base diversificada desenvolvida no contraturno. O escopo de ação das oficinas é trabalhar habilidades e competências exigidas na vida cotidiana e para o exercício da cidadania através da ampliação de repertório cultural, sociabilidade, conhecimentos e valores.
A Escola Jatobazinho e as Oficinas Jatobzinho desenvolvem seus trabalhos na Fazenda Jatobazinho, localizada em área isolada, de difícil acesso, situada às margens do rio Paraguai, a 90km de Corumbá (MS), onde só é possível chegar de barco ou avião de pequeno porte.
-
Alunos Bodoquena
A criação de uma educação de excelência pelas atividades Escola Jatobazinho e Oficinas Jatobazinho permitiu que muitas crianças pudessem dar continuidade ao estudos, após a conclusão do 5º do ensino fundamental, na escola de Bodoquena, da Fundação Bradesco, no município de Miranda (MS).
O Acaia Pantanal criou uma estrutura de apoio social, pedagógico e logístico aos ex-alunos para garantir o transporte e a permanência na nova escola.
-
Comunidade de Aprendizagem
Iniciado em 2013, o grupo Comunidade de Aprendizagem realiza reuniões bimestrais pela troca de experiências e capacitação pedagógica para os professores de 6 escolas pantaneiras da região das águas. As escolas participantes são: Jatobazinho, Paraguai Mirim, Barra de São Lourenço, Instituto Santa Mônica, Fazenda Caiman e Fazenda São Bento. São 5 capacitações anuais, 2 delas em São Paulo (SP).
-
Relações com a Comunidade
O serviço social do Acaia Pantanal atende 44 famílias ribeirinhas através de apoio social e administrativo para obtenção de documentos e acesso a benefícios sociais governamentais, além de ações de acolhimento, amparo e orientação em casos de desamparo social, geração de renda e capacitação.
-
Atividades Complementares
O Acaia Pantanal coloca suas instações à disposição para apoio logístico das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social; Programa Povos das Águas, Embrapa, IBAMA, IMASUL, Polícia Militar Ambiental, Polícia Federal, dentre outros.
O Acaia Pantanal é membro da Rede de Proteção da Serra do Amolar – RPCSA. A RPCSA representa a união de esforços de instituições provadas, governamentais e organizações da sociedade civil para atuar de forma conjunta na proteção da região da Serra do Amolar. São membros da RPCSA: Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, Fundação Ecotrópica, Instituto Homem Pantaneiro, RPPN Engenheiro Eliezer Batista, Fazenda Santa Tereza e Acaia Pantanal.